A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda a consulta para todas as gestantes a partir da 32ª semana de gestação.
Entre as inúmeras vantagens desta consulta está o fortalecimento do
vínculo entre o Pediatra e a família, estabelecendo uma relação de
confiança.
Entre outros assuntos abordados nesta consulta podemos destacar:
- Coletar informações importantes sobre a gestação, os a anseios, as dúvidas e as preocupações.
- Obter dados sobre a saúde e os hábitos maternos e checar os resultados dos principais exames realizados no pré-natal, detectando possíveis fatores de risco para a saúde da criança.
- Esclarecer dúvidas sobre as vias de parto (vaginal ou cesárea) e o que irá acontecer logo após o nascimento do bebê. Destacar a importância do contato pele a pele e as vantagens do aleitamento materno iniciar ainda na sala de parto.
- Orientar sobre o preparo das mamas durante a gestação, esclarecer dúvidas sobre o aleitamento materno, vacinas, posição correta do bebê dormir, medidas de prevenção de morte súbita para a idade, acidentes, choro, cólica, refluxo, engasgos, transporte seguro do recém nascido, além de cuidados diários com o bebê, tais como troca de fralda, banho e cuidados com a pele.
Na consulta Pediátrica Pré-natal você pode obter informações e aconselhamentos importantes para a saúde do seu bebê pois é papel do Pediatra acompanhar a gestação e o parto, apoiar e orientar cuidados com a mãe e com o bebê, desempenhando da melhor forma o seu papel de “cuidar”.